Domingão na pista e dicas sobre o carro da HSP.


Oi pessoal,

Domingão estive lá na pista do Miltão de manha para dar umas voltas com meu formulinha e o TA05.
Lá encontrei com o Rubens com seu HSP 4x4.

O andamos umas voltas juntos, foi bem legal, mas o carro dele aparentou bem travado, então depois de andarmos dei uma olhada no carro.
O pinhão vem de fabrica grudado na coroa. Não pode ser assim. Desta forma o motor trabalha forçado perdendo rendimento e esquentando.
O certo é deixar o pinhão um pouco afastado da coroa, mas nào pode ser muito senão vai acabar comendo os dentes da coroa.
No manual da Tamiya ela da a dica de ajuste passando uma folha de papel dobrada entre a coroa e o pinhão. Outra forma de fazer també é dar uma olhada e ver que o dente do pinhão esta pendango entre o meio, ou o meio e um pouco mais do dente da coroa.
Outra coisa importante é colocar óleo nas buchas do motor. COmo este motor é uma latinha e tem bucha no lugar de rolamento, é sempre muito importante que ele rode com óleo para diminuir o atrito. Tentem usar um óleo bem fino, se não tiver serve o Singer mesmo (este vende na maioria dos mercados). Mas é muito importante limpar o local da bucha antes de passar o óleo.


Bem como este carro apareceu muito pra vender no Mercado livre e no Ebay, acredito que muita gente por aqui tem o carro, assim fui atraz de maiores informações sobre ele, principalmente a relação que ele usa.
Achei o site do carro:

Bem lá esta dizendo que ele tem a relação final de 1:605.

Achei bem curto para uma carro que tem pinhão 26, pitch 48.
O pinhão aparentemente é a mesma medida do Tamiya, pois fizemos um teste com pinhão da Tamiya na coroa e e aparentemente não encavalou os dentes.

Mesmo assim fiquei com a pulga atraz da orelha para descobrir qual o multiplicador do diferencial.

Infelizmente não encontrei o manual para baixar no site, assim pesquisei e pesquisei e vi que para a coroa para este carro pode ser uma de 44 ou 42 dentes! Isto mesmo 44!
Ai na matematica cheguei no multiplicador de 3.575. Achei bem alto, normalmente é 2.1 ou 2.6. O racional foi: (44/26)X = 6.05, onde no final o X deu 3.575

Isto é importante porque agora da pra descobrir que pinhão usar para chegar numa relação boa para o latinha na pista.

Eu acredito que a relação boa é entre 4.8 e 5.4. Fiz um exercicío para a relação de 1:5 e cheguei no pinhão de 31.46, bem este pinhão não existe, então tem que ser um 31 ou 32. O racional foi: (44*3.575)/5 = 31.46.

O montante do motor aparentemente tem um bom espaço para deslizar o motor para o lado e colocar um pinhão maior.

Eu procurei no Ebay e achei bastante pinhões de 32T pitch 48. O problema agora é ver se vai caber no montante e também se não vai encavalar os dentes, pois já me falaram que nem sempre os pinhões pitch 48 da tamiya cabem nos que vendem nos EUA. Sei lá, parece que tem diferença do sistema metrico.. ai ja não sei mesmo.

Por ultimo ai vai uma dica de um site que achei que tem bastante produtos da HSP, inclusive HopUps:

Não sei se mandam pro Brasil, mas pelo que li em um forum, onde achei a dica, eles mandam para os Estados Unidos.

É isto ai pessoal,

[s] Tuba

Comentários

Pompeu disse…
" problema agora é ver se vai caber no montante e também se não vai encavalar os dentes, pois já me falaram que nem sempre os pinhões pitch 48 da tamiya cabem nos que vendem nos EUA. Sei lá, parece que tem diferença do sistema metrico.. ai ja não sei mesmo."
Os HSPs usam o mesmo pitch da tamiya. A tamiya usa um pitch baseado no sistema métrico, o 0.4 e o 0.6. O .04 é muito parecido com o pitch 48, mas são diferentes, não serve, se usar um pinhão pitch 48 coim a coroa com o pitch da tamiya, comem todos os dentes do pinhão.
Ou seja, para usar pinhões no HSP, só sendo pitch tamyia ou trocando a corao e pinhão por pitch 48.
TubA disse…
Opa,
Estes caras aqui tem uns pinhões da 3racing pitch 48 que pelo titulo devem servir nos Tamiya. A variedade deles é bem grande.
http://stores.ebay.com/rcstation__W0QQ_sacatZrcstationQQ_sidZ162851029?_nkw=3racing+pinion+tamiya
[s] Tuba

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