[off] Blog de Luto

Oi Pessoal,


Ontem e hoje eu dei uma sumida aqui do Blog porque meu avô faleceu na terça-feira de manhã.
Foi morte natural, e independente de religião estamos aqui de passagem.


Mas meu post aqui não é pra ficar falando do falecimento em sim, isto é muito intimo para expor num blog, mas o que quero neste post é mostrar para quem não conhece o quanto é complicado e custoso morrer em São Paulo.


Meu avô morreu em casa, chamamos o SAMU mas não quando eles chegaram ele ja estava morto.
Bem ai o médico do SAMU entregou um documento que dizia que ele morreu, o horário como foi encontrado e tudo mais.. Isto foi mais ou menos as 10:30 da manha.
Bem, para poder realizar o velório com o sepultamento precisa do atestado de óbito.
Este atestado pode se conseguir de duas formas: Pela policia via IML ou pelo médico da família que assina o atestado.
Inicialmente tentamos com o médico que atendia ele, o cara foi um canalha e não quis fazer o atestado, conseguimos o contato de um médico que talvez fizesse isto, mediante a um pagamento de R$500!
No final este medico não tinha um formulário e acabou não dando certo.
Bem sobrou a opção de fazer pela policia. Desta forma comunicamos a policia que aciona o IML que vai retirar o corpo e depois fazer a pericia para ai entregar o atestado de Obito.
Meu tio chegou na delegacia as 14h e só conseguiu ser atendido as 16hs.
O IML passou na caso dos meus avós somente as 21hs e falaram para nós irmos até o IML as 2 da manha para dar entrada nos papeis.
No final das contas o tal do atestado de Obito viu as 7 da manha, onde pode iniciar o processo de velar o corpo e depois sepultar.
O sepultamento por fim vei acontecer as 15hs de hoje, quarta-feira. Quase 30 horas depois do falecimento e a família correndo atras da burocracia.
Esta é uma parte da história, a outra parte é a financeira.
Fora o médico que pediu 500 e depois ofereceram um outro de 1.000. Apareceram os custos de:
Velório: 400 ou 600;
Caixão: entre 400 até 15.000;
Serviço funerário: a partir de 1500;
Local para enterrar: no público só tinha no cemitério de Perus, surgiu uma idéia da família de "comprar" um "espaço" no cemitério da lapa que logo foi descartada (20.000 pelo buraco + de 8.000 a 10.000 para construir os lugares para os 4 caixões). Acabamos que sepultamos fora de São Paulo em um cemitério vertical em guarulhos. Achei bem interessante e boa a estrutura deles.


Agora realmente é bem ruim esta negociata que acontece quando a família esta fragilizada. 
No meu ponto de vista, acho que vale a pena pensar em ter um seguro funeral ou seguro de vida que tenha estas despesas cobertas e quem faça isto pela família.


Bem esta ai compartilhado minha experiencia com vocês.


Amanha os blogs voltam ao normal :)


[s] Tuba

Comentários

Postagens mais visitadas