A tamiya finalmente "largou o osso" dos TT-01 Type E?

Oi pessoal,


A Tamiya lançou seu novo chassis de entrada em 2003.

O TT-01 entrou para substituir o TL-01 que foi um chassis bem versátil, servindo para quase todo tipo de bolhas que eles lançavam e tinhas muitas peças compatilhadas com os Minis. (M03 e M04).

O primeiro kit que veio com o TT-01 foi a Ferrari Enzo.


Em 2011,  cheguei até a fazer uma série de vídeos fazendo um reviews dele e do HPI E10.


O TT-01 seguiu com bastante variantes e evoluções como:
  • TT-01D: para drift;
  • TT-01R: aquele versão de kit que já vem com algumas peças de aluminio, amortecedor a óleo e rolamentos;
  • TT-01 Type E: este aqui foi realmente a evolução do TT-01. muitas peças novas que não eram compatíveis entre os modelos;
  • TT-01D Type E: para drift;
  • TT-01R Type E: mesma história do "R" anterios, o carro já vinha mais completo e sem bolha;
  • TT-01ES: este aqui eram os kits prontos, XB, mas com qualidade de materiais bem baixas para baratear o custo do produto.

A vida do TT-01 Type E ai bem até que em 2013 a Tamiya lançaria o TT-02.
Um chassis que segueria o mesmo conceito do TT-01, mas com "melhorias". Pensando bem poderia se chamar "TT-01 Type Evo I"... mas acho que ficaria muito grande este nome :-P

Como fizeram no lançamento do TT-01, o primeiro carro foi uma Ferrari. Desta vez a 458 Challenge (puta carro lindo).


Desdo lançamento do TT-02 a Tamiya também fez suas variantes com o chassis. Na verdade fez bem mais do que com o TT-01, vejam:

  • TT-02B: versão buggy do chassis. Igual fizeram com o TL-01, lançaram um buggy usando o chassis com braços de suspensão, torre e amortecedores maiores;
  • TT-02D: versão de drift;
  • TT-02 Type S: neste kits vera muito superior ao TT-02 em relação ao chão do carro. Ele tinha já com amortecedor a óleo, rolamentos e toda a suspensão era do TA05IFS. Era realmente um carro superior ao TT-01 e TT-02;
  • TT-02T: uma versão meio truck de rally. Não fez sucesso. Só saiu um carro neste chassis, o Sandshaker.
  • TT-02R: mesma história do TT-01R;
  • TT-02B MS: a versão do chassis de buggy mas com os hop-ups do TT-02R;
  • TT-02D Type S: a versão Type S para dirft;
  • TT-02RR: é o chassis "R" mas com mais dois hop-ups muito significativos que são: diferenciais a óleo e com a coroa high speed gear, que faz o carro ter uma velocidade final muito superior;
  • TT-02 Type SR: esta variante foi lançada em 2020. Ela conta com um monte de peças em aluminio e tambem os hop-ups do "RR".

Dá para ver que nos ultimos 8 anos, muitas variações do TT-02 foram lançadas, mas por algum motivo que só a equipe de marketing da Tamiya conhece, nestes mesmo 8 anos muitos kits ainda foram lançados no chassis TT-01 Type E.
Dentro destes 8 anos a tamiya chegou a fazer lançamento de kit novo no TT-01 Type E e não fez no TT-02.
Os mais emblemáticos destes lançamentos foram os Kits de caminhões, que fizeram um bom sucesso a partir de 2016.

Mas parece que este ano a estratégia deles mudaram.
O "line up" anunciado na Nuremberg Toy Fair 2021, pela primeira vez desde 2003 não tem um TT-01 na lista.

Os TT-02 previstos são:
  • 47454 1/10 R/C Plasma Edge II Iridescent Purple/Green (TT-02B);


  • 58689 1/10 R/C 2020 Ford GT Mk II (TT-02);


  • 58690 1/10 R/C Landfreeder Quadtrack (TT-02FT);

  • 58691 1/10 R/C 1998 Ford Escort Custom (TT-02).

Mas para os amantes do TT-01, não fiquem triste, porque certamente daqui a alguns anos a Tamiya voltará a lançar um kit neste chassis. Este ano vão lançar o Calibra no TA-02 😜

Espero que tenham gostado do post.

[s] Tuba.

Comentários

Postagens mais visitadas