Empolgado com os FWD..
... acabei fazendo uma pesquisa sobre os modelos da Tamiya que eu acho serem o 2o hatch mais legal que eles lançaram.
Apesar de eu achar o 2o mais legal, este é o modelo de hatch da Tamiya que mais teve lançamentos.
Estou falando do VW Golf.
Fiz uma pesquisa em alguns sites para fazer este post aqui.
Basicamente minhas fontes foram:
Minha idéia aqui não se se aprofundar no detalhe de cada modelo, mas sim mostrar para vocês o "line up" existente, e também algumas imagens de dar inveja :-P
VW GOLF RACING GROUP 2
Este foi um dos primeiros modelos da Tamiya.
Ele foi lançado em 81 em um chassis de Pancar derivado dos chassis de F1.
Tinha escala 1/12 com pneus de espuma.
Deveria ser rápido, pois já usava os motores 540 (atuais "latinhas") e não mais os 360/380.
Esta foto é legal que dá para ver bem como era o chassis do carro. |
O que é legal desta foto é que dá para ver bem como os pneus traseiros de espuma ficam perfeitos na caixa de rodas. Ficam bem envocados. |
VOLKSWAGEN GOLF VR6
Passou-se muito tempo, até que em 1995 a Tamiya voltasse a lançar o Golf.
Era o Golf Mk3.
Apesar do primeiro chassis FWD da marca ter nascido em 1993, somente 2 anos depois veio o Golf.
O chassis FF01 tinha a mesma arquitetura dos chassis 4x4 TA01 e TA02.
Ele era muito bem equilibrado.
Esta foto da para ver bem como era o chassis FF01. Ele tinha o entre-eixos um pouco menor do padrão de 260mm. Ele tinha 257mm. |
VOLKSWAGEN GOLF VR5
Em 1998 a tamiya lançou o ultimo modelo na plataforma do FF01, foi o Golf VR5 - Mk4.
Eu não sei porque a Tamiya não quiz arriscar lançar o Golf já no FF02.
Talvez ela tivesse insegura com este novo chassis, que depois veio, realmente se mostrar inferior ao FF01 em performance.
A Tamiya lançou a bolha no modelo mais esportivo, 3 portas. |
VOLKSWAGEN GOLF GTI CUP CAR
Novamente 10 anos de espera e a Tamiya lança o Mk5 em 2008.
Desta vez veio a versão de corrida do Golf.
Mas o chassis abandonaram os FWD e ele veio do 4x4 TT01 Type E, o chassis de "entrada" da Tamiya.
O charme desta bolha é que ela veio com as caixas de farol e Led. A bolha ficou muito bonita.
VOLKSWAGEN GOLF24
Este kit foi lançado em comemoração os 35 anos do Golf GTI.
Ele carro correu nas 24 horas de Nurburgring em 2011.
Seu laçamento aconteceu em 2012, o chassis continou o TT01 Type E sem grandes novidades. Poderiam ter lançado no FF03 (Já que tinha a opção do Civic do BTCC neste chassis), mas por algum motivo quiseram continuar no chassis de baixo custo.
Ja que era uma edição "comemorativa" poderia ter vindo pelo menos com o motor Sport Tuned ou o Torque-Tuned (este que se tornou o motor padrão agora dos kits de TT01 e TT02).
A bolha vinha com caixa de farol, mas era de lexan e não plástico ABS que tinha fixação de led, como vinha no GTI Cup.
Apesar de não dar para colocar os Led, ficou muito bonito a caixa de farol. |
Este foi o ultimo modelo de Golf lançado.
No ano seguinte ao lançamento deste GTI, a Tamiya relançou o classico Mk1 "Kamei" no chassis do mini M05.
Coisa que dividiu opniões.
Pois quem tinha as bolhas do Mk1 vendendo a preço de ouro, viu elas se desvalorizarem.
Coisa que não aconteceu com que tinha o carro ou kit no pancar, este continuou e continua valendo muito grana dependendo do estado do carro.
Este relançamento foi interessante, mas se olharem bem vão ver que ficou meio "nas coxas".
Este modelo de caixa da Tamiya é horrivel, o Golf24 já vinha neste modelo. Eu acho que desvaloriza muito a percepção do kit esta foto pequena do carro. |
O kit vinha com pilotinho, isto foi uma coisa legal que a Tamiya manteve no kit. |
A Tamiya poderia ter colocado uma roda ou a ponta de eixo com offset na traseira para a roda ficar mais justa na bolha, como acontecia com o Pancar. |
Bem pessoal, é isto ai.
Espero que tenham gostado da matéria.
Até a próxima.
Tuba :)
Comentários