Tamiya M05 + Extensor da 3Racing = FWD

 Oi Pessoal,


Tudo bem?

Depois de ir na All Racing no começo do ano e ver o pessoal andando com do FWDs fiquei empolgado em montar ou converter uma carro para brincar junto.


Eu e os FWD

Sempre fui apaixonado pelos FWDs da Tamiya, cheguei a ter o FF01, FF02 e FF03. 

Acho que esta paixão veio dos minis de sempre ter pilotado os de tração dianteira. (M01, M03 e M05).

FF02

O FF02 foi o carro que mais andei, era um M03 com entre-eixo e largura de TC.


Este ai não era o meu, só coloquei a todo como referência (https://www.tamiyaclub.com/showroom_model.asp?cid=124740&id=32297)


Ele deu muito trabalho para acertar, pois quem ja andou de M03L sabe que a traseira fica solta. Agora imagina neste ai que o entre-eixo é maior?

E pior, na época eu andava só em pista que tinham curvas de alta, como o Jaguaré e a Le Mans.

A solução foi o carro com os pneus mais mácios e molas mais leves na traseira, deixar a frente um pouco mais alta. 

Brinquei muito com ele mesmo, mas o fim dele foi virar um projeto de um "Dodgão", tração traseira.

Aqui tem fotos e vídeo deste projeto: https://www.flickr.com/photos/ac75d/albums/72157621985091412




FF01

O FF01 já era um carro com melhor distribuição de peso, ele tinha o motor na frente das rodas dianteiras e a bateria fica bem atrás. Um carro bem mais fácil de acertar se comparado ao FF02.

Andei bem pouco com ele, pois as peças estavam muito rececadas e a caixa do motor trincou toda. Acabei demanchando o carro.



FF03

E o FF03 comprei ele numa promoção da RC-Mart e acabei nunca montando. Acabei trocando por um Durga que também ainda não montei :-P


Para quem quiser saber um pouco mais sobre os FFs da Tamiya, tem o link de um amigo meu lá da França que explica mais. O cara é um verdadeiro "Tamiyaholic".

https://www.blackholesun.fr/en/39-en/tamiya/93-tamiya-on-road-chassis?start=10


O projetinho que montei

A uns anos encontrei esta reportagem aqui e fiquei louco atrás desta extenção para o M05.





Comprei este kit para deixar o M05 com o entre-eixos de uma carro de TC, mas deixei guardado na época.

Depois de conversar com o Vini e descobrir que dá para chegar na relação que o pessoal esta usando nos FFs com as engrenagens da 3Racing no M05, parti para buscar as peças de carros que tenho aqui e tentar montar um carro.

Normalmente demoro entre 1 a 2 horas para montar um mini. 

Este aqui demorou mais de 4 horas, mas consegui achar todas as peças e principalmente os parafusos do tamanho e cabeça certa para montar o carro. (Tenho "TOC" para parafusos do chassis, não podem ser diferentes (na mesma peça metade com allen e metade com philips e também cores diferentes).

O resultado ficou bem legal, confiram:








E é nestas horas que você pecebe que tem peça pra cacete, que nem usa.
De todo apanhado de peças só ficou faltando a arvore B do M05, que são as peças da direção e o montante do motor.

A bolha é de um Corolla Levin, eu acho bonita pra caramba as linhas deste carro, mas não tenho referências dele. Acho que nunca vi um no Brasil. 
Mas pelo menos é um FWD de verdade :)

Se bem que eu preferia o meu velho Vectra, mas esta bolha acabou faz tempo :-/




Bem, agora é esperar as peças chegarem e com sorte depois do carnaval este "M05 XL" estará na All Racing rodando :)

Bem por hoje é só.

Até a próxima :)






Comentários

Postagens mais visitadas