Manutenção no Rustler


 


Oi Pessoal,


Quando levei o Rustler para andar lá na All Racing, na primeira volta ele quebrou a cruzeta do diferencial (differential output yoke).

Ela partiu em 2 partes. Isto aconteceu porque a peça é antiga, de 1994 e também um pouco de erro do projeto (depois vou falar mais sobre isto).

Agora uma coisa muito legal de peças deste chassis é que a maioria das peças são as mesma dos carros atuais (Bandit/Rustler/Stampede) e tem muita peça aqui no Brasil.

Não sei se ainda hoje é a Diniz Esteves que importa oficialmente a Traxxas, mas mesmo se não for o mercado esta bem abastecido.

Comprei na Competition Hobbies a cruzeta nova. Lá tinha a horiginal e a reforçada, acabei pegando a reforçada.


Como estava fazendo "comprinhas", acabei fazendo o upgrade da coroa fixa por uma com embreagem.

Esta coroa fixa é uma beleza para brincar de empinar, na configuração do Stampede fica uma beleza, mas no Rustler se usar um motor um pouco mais forte e depois de uns pulos a coroa vai ficar toda bangela.

Peças para troca a coroa fixa em embreagem (a antiga original deste modelo) foi bem fácil de achar. Comprei parte na Competition e parte no Mercado livre.



Com a ajuda do manual e os "Part Numbers" fica tudo mais fácil :)

Depois que encomendei tudo, procurando outras peças de Traxxas, acabei achando um cara que vende no Mercado livre o conjunto completo que vem até as coroas. Vale mais a pena comprar o conjunto. Para quem tiver interesse o anuncio é este aqui: 

Traxxas 4615 Slipper Clutch Set


A troca da coroa fixa pela embreagem é tão simples que esquecio de tirar fotos.

Agora o que deu um pouco de trabalho foi a troca da cruzeta.

Veja na foto abaixo que interessante. A cruzeta branca é a orginal do carro e a preta é a reforçada. 



Elas tem as mesmas dimensões, a nova entrou perfeita.

"Putz, isto que eu gosto de carros, é um projeto de mais de 20 anos que vce ainda encontra peças novas. Como carro para diversão (sem pensar em competir) não coisa melhor."

A maior diferença entre as peças é que o parafuso allen que trava no eixo do diferencial agora é único e passante. Antes eram 2 parafusos opostos.

O fato dele ser 2 opostos pode fadigar a peça se vce apertar muito, ele começa a fazer força oposta deixando a "yoke" mais frágil. Pelo jeito que quebrou a peça eu acho que foi isto que aconteceu.

Com o parafuso passante isto não acontece mais.

No caso do meu carro, o eixo do diferencial não é vasado, então tive que colocar os 2 parafusos opostos novamente, mas deste vez quando vi que deu aperto de uma leve afroxada para tirar a pressão da peça.

Eu realmente não sei porque deste parafuso, pois o yoke ja é preso por um outro parafuso que trava no sentido do eixo a peça.

Agora outra coisa bem interessante, na verdade deveria ser padrão, mas as vezes agente faz as coisas de "orelha" e não consulta o manual.

Desta vez eu consultei o manual e descobri para que serve uma chave que eu tinha aqui e que ajudou muito minha vida.



Digo que encaixar a esfera dentro do Yoke é bem chato, mas depois que encaixa, finalizar a instalação fica bem fácil usando esta chave.


Agora carrinha renovado e pronto para uso.

Quero levar ele lá na CASA Raceway para ver como ele se comporta no traçado curto para 1/10 que eles fizeram.


É isto ai pessoal.


[s] Tuba.

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