Meu novo/velho Rustler
Oi
Pessoal,
Tudo
bem?
Hoje
vou falar da última aquisição que fiz.
Mas
antes de falar sobre o carro, preciso confessar aqui que tem coisas que não
adianta brigar.
Existem
duas marcas de RC que já tentei deixar de lado e ir para marcas mais “prós”,
sabem? Produtos melhor acabados que tem melhor performance nas pistas.
Mas
não rolou, até tentei, mas sempre volto para os Tamiyas e Traxxas.
No
caso, aqui, vou falar sobre o Traxxas Rustler.
Tenho
um grande fascínio por este chassis 2wd da Traxxas.
A
base dele é usado tanto para o buggy, Stadium truck, big foot, short course
truck e até para carro onroad.
Mas,
falar especificamente sobre estas variantes vou deixar para outro post que
estou bolando aqui. Agora quero falar do Rustler.
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Meus carros.
“Pessoal,
este foi o meu 3 Rustler!”
Espero
que seja o último, que eu não caia na burrada de vender novamente.
Peguei
ele de um amigo colecionador, o carro veio muito zerado. Veio na caixa e até
com controlador mecânica do kit.
Realmente
dá muito dó de colocar ele para rodar. Mas se eu não colocar para rodar vou
arrumar um problemão aqui em casa tendo que comprar o 4º Rustler.
Tenho
umas peças usadas aqui e vou trocar para manter as peças novinhas originais.
Vou
colocar as fotos aqui dos meus outros 2 Rustler que tive.
Foto de setembro de 2004. O meu é o verde. Comprei no Ebay e veio com a bolha do LS-II |
Este ai é o mesmo chassis, mas com uma bolha Tamiya. |
Esta é a única foto que tenho do meu 2o Rustler. Ela foi tirada em 2018. Este ai estava com um motor Brushless 13.5T. Me diverti muito com ele andando na pista do Pelezão. |
Meu 2o. Rustler, peguei no Mercado Livre mesmo. Peguei o VXL. Ele veio bem completo. O motor acabei trocando. Tirei o Velineon que veio nele para colocar na Slash 4x4.
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"Breve" história
É muito louco pensar que um chassis/plataforma que saiu em 1994 ainda está hoje no mercado, e vendendo muito bem.
Este
Rustler que peguei é o 3701, primeiro que saiu. E quando digo primeiro é
primeiro mesmo, ele veio com motor mabuchi (latinha) e a coroa travada, sem “embreagem”.
(Slipper Clutch). Nos modelos seguintes o kit começou a vir com rolamentos e a
primeira versão da “embreagem”.
Pensando
ainda na idade e evolução do chassis, este é um carro que veio do Traxxas Eagle
LS-II, que já tinha muitas peças da suspensão e caixa de motor que foram para o
Rustler.
Vale
ressaltar aqui que em 1993, o LS-II batia de frente com carros como Losi e
Associated.
Deem
uma conferida aqui: FLASHBACK FRIDAY: TRAXXAS' RACING HEYDAY
Este
modelo, de 1994 só foi mudar no começo dos anos 2000, quando trocaram a pintura
da bolha, e o kit já vinha com controlador de velocidade eletrônico e o motor
Sting de 20 voltas.
Em
2007 a Traxxas lançou o Rustler VXL, entrando na era Brushless com um combo que
é usado até hoje nos kits 2wd, que é muito ignorante.
O
motor Velineon 3500, com bateria Lipo 3S passa dos 112km/h (70+ mph) (pelo
menos é isto que a Traxxas anunciava)
E
este Rustler é o que temos até hoje, pois com ele veio as melhorias de “embreagem”,
nova bolha, amortecedores maiores e todo o conjunto eletrônico a prova d’água.
A página do produto aqui: https://traxxas.com/products/models/othermodels/3707Lrustlervxl2012
Só
que este conjunto era muito caro, então em 2009 a Traxxas lançou o Rustler XL-5.
Este
vinha com o motor latinha 550 Titan, ignorante, de 12 voltas e eletrônica a
prova d’água.
Era
um carro que pegava 35+ mph. Metade do Brushless, mesmo assim, muito rápido
para um Stadium Truck RTR.
A página do produto aqui: https://traxxas.com/products/models/othermodels/3705rustler2009
Daí
pra frente o que mudou nos novos kits RTR, forma: bateria LiPo, rádio 2.4Ghz...
Mas o chassis continuou o mesmo.
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Modificações
Mas voltando um pouco a falar do meu facínio por este carro, ele acontece porque com tanto tempo de existencio existem milhares de modificações e peças de outros fabricantes.
As vezes "os caras" mudam tanto o chassis que ele acaba ficando mais caro que um chassis de corrida mesmo da Losi ou Associated.
Mas comprar um chassis pronto tira toda a graça de querer pegar um "fusca para dar pau numa porsche", né?
Olhem o projeto deste cara:
Vamos ser sinceros, da traxxas mesmo só sobraram os links da suspensão :-P |
Tem tambem o projeto deste cara aqui, na verdade ele é um dos "professores Pardal" preferidos meu. Tem muito projeto legal.
Uma pena que a página dele não esta mais no ar, só sobraram os vídeos no youtube. :-/
Agora falando de peças, a Proline faz uma gama enorme de peças que melhora a performance do Rustler:
Para quem quer trocar uma peça que quebrou por uma de qualidade um pouco melhor (falo um pouco melhor, porque a qualidade das peças da Traxxas são boas, não tenho do que reclamar) e colorida tem as RPM. https://www.rpmrcproducts.com/
Quer trocar o chassis "banheira" por um de fibra e deixar o motor central, tem o pessoal da Factory Works - http://www.factoryworks.com/ :
Esta na moda agora transformar Rustler e Slash em Dragster, então tem os kits de chassis da Xtremerc Racing - https://www.xtremercracing.com/RUSTLER290.cfm :
E por ultimo aqui, listo uma velha conhecida de Upgrades/Hop-ups, a Integy.
https://www.integy.com/st_prod.html?p_prodid=16033&p_catid=109#.YCSOwWhKiUk |
https://www.integy.com/st_prod.html?p_prodid=16661&p_catid=545#.YCSNuGhKiUk |
Bem pessoal, espero que com este post eu consiga dividir com vocês como fiquei feliz em ter novamente um Rustler e também mostrar o que me faz ter facínio por este carro.
Até a próxima pessoal.
[s] Tuba :)
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